
Sanharó, agreste de Pernambuco. Famosa por ser uma das maiores bacias leiteiras do Estado. É também conhecida como a cidade do queijo. No município existem mais de 40 fabriquetas artesanais de variados tipos de queijo. Descobri por lá, uma fazendo que faz produção de doces de leite, se de imaginar já me dá água na boca. E como eu não gosto de perder tempo, fui lá conhecer a iguaria.
O percurso de Recife até Sanharó foi de 201 km, longe viu. A origem do nome da cidade é um tanto exótica, surgiu por causa de uma espécie de abelha negra existente no local. Mas vamos ao que interessa. Saindo da cidade e rumo à zona rural, caracterizada pela típica estrada de barro. Até chegarmos na Fazenda São Sebastião. É por lá que são produzidos os doces caseiros.
Ao entrar na casa, o cheiro logo toma conta do olfato, eita que delícia, esperamos um pouco até o doce ficar no ponto. Quentão, mas mesmo assim, tive que provar da receita da doceira Josete. Fui no céu e voltei, bom demais, voltei pra Recife com um gostinho de quero mais. Mas fica a lembrança de mais um momento prazeroso de minhas andanças por esse imenso Pernambuco.